Wednesday, September 24, 2014

Quarta Aula: Cortando a laser

Um dos objetivos do Semente é aproximar as crianças do Pequeno Cidadão da Universidade – fazer com que elas aproveitem melhor a oportunidade de estar todo dia no campus.  Nessa semana, tivemos a chance de fazê-las conhecer mais a fundo um espaço da USP, e a experiência foi sensacional. O NOMADS se interessou pela iniciativa e disponibilizou a máquina de corte a laser para confecção de alguns kits, além de intermediar o contato com os técnicos da oficina de maquetes, que permitiram que realizássemos a nossa atividade lá.

Dividimos o espaço da oficina de maquetes em três partes para aproveitar melhor os recursos disponíveis. Em uma delas, as crianças puderam ver a máquina de corte a laser funcionando, além de confeccionarem seus próprios chaveiros. Elas não podiam operar a máquina sozinhas, mas puderam interagir com ela.

Utilizando a própria máquina, confeccionamos dois kits – de engrenagens e de polias – que consistiam em outros dois espaços. Com o primeiro, elas podiam testar as relações de transmissão a partir de engrenagens de diferentes diâmetros, enquanto que o segundo permitia que elas sentissem como diferentes combinações de polias interferem no esforço necessário para elevar cargas, por eles mesmos ou por um robô. 
 Agradecemos mais uma vez aos técnicos da oficina de maquetes e ao NOMADS, em especial aos responsáveis pela máquina de corte a laser. Abrir as portas dos espaços da universidade é um incentivo a mais para continuarmos com as nossas atividades.

Até semana que vem! 

2 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. Muito interessante o seu post e a iniciativa! Estão de parabéns. Corte a laser

    ReplyDelete