Monday, August 17, 2015

Primeira Atividade 2015.2: Quebra-Gelo e Desafio da Sucata

Um novo semestre começa e, com ele, um novo ciclo de alunos se inicia no Projeto Semente. Nesse segundo semestre de 2015, os alunos iniciantes serão apresentados a algumas ferramentas tecnológicas básicas do conhecimento. Porém, tudo da maneira mais divertida possível. Então, mãos à obra!




Inicialmente, para espantar a timidez dos alunos e para conhecer melhor cada um deles, foi feita uma atividade quebra-gelo: alunos e voluntários se sentaram no chão formando uma roda e uma bola foi disponibilizada, cujos gomos continham perguntas do tipo “qual sua cor favorita?”, “em qual escola você estuda?”, “o que você quer ser quando crescer?” ou mesmo “qual lugar do mundo você gostaria de visitar?”. Cada aluno ou voluntário que recebia a bola deveria primeiramente dizer seu nome e então responder à primeira pergunta que visse na bola.




Após todos se apresentarem e se conhecerem um pouquinho melhor, foi a hora do desafio da semana. Os alunos foram divididos em grupos de 3 ou 4 membros e juntos deveriam trabalhar para solucionarem o seguinte desafio: proteger um bolo do ataque das formigas podendo apenas utilizar materiais recicláveis.




Tendo à disposição materiais como papelão, fita adesiva, garrafas PET e isopor, além da ajuda dos voluntários, não demorou para que ideias criativas começassem a surgir nos grupos: um muro ao redor do bolo cuja cerca seria feita de material colante para que as formigas grudassem ao tentar passar, uma ilha cercada por água para impedir a aproximação de formigas ou mesmo verdadeiras fortalezas fechadas com a inscrição “sal” para enganar as formigas.




Uma vez que todos cumpriram o desafio, um bolo de cenoura com cobertura de chocolate (de verdade!) foi oferecido aos alunos como forma de prêmio pelo bom trabalho em grupo. Isso também serviu para descontrair ainda mais o ambiente e para dar aos iniciantes as boas-vindas ao novo ciclo cheio de conhecimento que se inicia.




Também gostaríamos de agradecer aos novos voluntários que se juntaram ao time do Semente. E para finalizar, como todo semestre há novidade no Projeto Semente, este não poderia ser diferente. Mas você só saberá qual é essa novidade na próxima atividade... Até lá!

0 comments:

Post a Comment