Wednesday, September 3, 2014

Segunda Aula: Caça ao Tesouro com o Google

Usando as palavras de Rubem Alves, para as crianças “[...] tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, um ninho de guaxo, uma concha de caramujo, o voo dos urubus, o zunir das cigarras, o coaxar dos sapos, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Dessas coisas [...] nasce o espanto diante da vida; desse espanto, a curiosidade; da curiosidade, a fuçação (essa palavra não está no Aurélio!), chamada pesquisa; dessa fuçação, o conhecimento; e do conhecimento, a alegria!”


Em nossa última atividade, pudemos presenciar exatamente isso: como a curiosidade move as crianças!

Acreditamos que uma das principais ferramentas disponíveis para o desenvolvimento da educação e tecnologia são os sites de busca; por meio deles, pode-se encontrar e filtrar informação sobre tópicos variados e utilizá-la para a geração de conhecimento e desenvolvimento de ideias e projetos. Nesse contexto, não há como negar o domínio do Google e sua presença cada vez maior no dia-a-dia da sociedade como um todo.

Pois bem, o que propomos então? Na última sexta-feira, na praça do CAASO, preparamos uma caça ao tesouro utilizando o Google. Divididas em trios ou duplas, cada grupo recebeu três itens: um mapa da praça, um notebook e perguntas. Cada par de perguntas fornecia as coordenadas do mapa onde estavam as instruções para a pergunta seguinte; por fim, cada grupo encontrava letras que, juntas, compunham um anagrama para ser solucionado em conjunto.

E onde entra o Google nessa história? Foi por meio dele que as crianças buscavam as respostas. A distância da USP ao SESC, quantos estados possui a região norte, como converter reais em dólares e a tradução de fifteen são alguns exemplos de desafios propostos. Nada impossível de se responder, desde que você possa googlear suas dúvidas.

E o interessante foi ver que esse jogo e perguntas e respostas despertou a curiosidade geral, fazendo a criançada correr pela praça, entre os pontos e o notebook, para completar o desafio o quanto antes. E que ao longo da brincadeira usar o Google foi ficando cada vez mais fácil. E que brincando também se aprende muito.


Até a próxima!

0 comments:

Post a Comment