Na quarta atividade de programação do Semente, os alunos
fizeram seus próprios jogos. Já acostumados e familiarizados com os blocos de
códigos da plataforma Code.org, tiveram o desafio de programarem versões
diferentes de um jogo muito famoso.
O game Flappy Bird virou fenômeno mundial no começo de 2014,
quando já era o aplicativo mais baixado na loja da Apple. Isso foi devido a seu
estilo e mecânica simples, podendo ser jogado por qualquer pessoa. Resumindo:
era (e ainda é) divertido e desafiador ao mesmo tempo.
Nessa atividade do Semente, os alunos tiveram a oportunidade
de programar esse jogo através de funções e comandos simples, mas nada que já
não tivessem visto em atividades anteriores. Na aula, os próprios alunos
tiveram que pensar no sistema do jogo, tais como o sistema de pontuação
(quantos pontos são dados por passar cada obstáculo), situações que levam o
jogador a perder (bater no chão ou em obstáculos), valor da gravidade (o
pássaro cai mais ou menos rápido).
Além disso, os alunos puderam moldar e fazer suas próprias
versões do jogo, mudando o personagem, a imagem de fundo, o som do personagem.
Assim, a plataforma Code.org ganhou muitas novas versões de Flappy Bird,
algumas tendo um morcego como personagem, outras acontecendo no espaço, e
tantas outras.
Lembrando que a próxima aula de programação, que acontecerá
na décima atividade, será a última no semestre do Projeto Semente. Então quem
será que ganhou mais pontos por resolver os exercícios, ajudar os amigos ou pedir
ajuda? Isso só saberemos nas próximas semanas.
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