Monday, October 19, 2015

Oitava Atividade 2015.2: Programando Flappy Bird

Na quarta atividade de programação do Semente, os alunos fizeram seus próprios jogos. Já acostumados e familiarizados com os blocos de códigos da plataforma Code.org, tiveram o desafio de programarem versões diferentes de um jogo muito famoso.



O game Flappy Bird virou fenômeno mundial no começo de 2014, quando já era o aplicativo mais baixado na loja da Apple. Isso foi devido a seu estilo e mecânica simples, podendo ser jogado por qualquer pessoa. Resumindo: era (e ainda é) divertido e desafiador ao mesmo tempo.



Nessa atividade do Semente, os alunos tiveram a oportunidade de programar esse jogo através de funções e comandos simples, mas nada que já não tivessem visto em atividades anteriores. Na aula, os próprios alunos tiveram que pensar no sistema do jogo, tais como o sistema de pontuação (quantos pontos são dados por passar cada obstáculo), situações que levam o jogador a perder (bater no chão ou em obstáculos), valor da gravidade (o pássaro cai mais ou menos rápido).



Além disso, os alunos puderam moldar e fazer suas próprias versões do jogo, mudando o personagem, a imagem de fundo, o som do personagem. Assim, a plataforma Code.org ganhou muitas novas versões de Flappy Bird, algumas tendo um morcego como personagem, outras acontecendo no espaço, e tantas outras.




Lembrando que a próxima aula de programação, que acontecerá na décima atividade, será a última no semestre do Projeto Semente. Então quem será que ganhou mais pontos por resolver os exercícios, ajudar os amigos ou pedir ajuda? Isso só saberemos nas próximas semanas.

0 comments:

Post a Comment