Wednesday, November 19, 2014

Encerrando o semestre

Para encerrar as atividades do Semente nesse semestre, decidimos focar numa das essências do projeto: aprender se divertindo. Nosso objetivo foi, então, preparar alguma atividade dinâmica, que exigisse conceitos como trabalho em equipe, pró-atividade e raciocínio lógico. Para isso, propomos uma caça ao tesouro – por todo o campus!

Inicialmente, as crianças (divididas em grupos menores) receberam uma charada que levava a diferentes pontos da universidade. Mas como descobrir onde há um Sol, museu ou sala de maquetes? Nada melhor do que perguntar para o primeiro aluno, professor ou funcionário que encontrassem. Chegando ao local, elas encontraram um voluntário do Semente que propunha um desafio matemático em troca de um item, como um pedaço de um mapa, uma chave ou uma pá.
Os grupos, cada um com um item diferente, tiveram um novo desafio: reunir as pistas e encontrar o novo ponto. Esse ponto foi o campo de areia do CEFER, onde estava enterrada uma caixa com... uma carta dizendo que voltassem “para onde tudo começou”. Esse local foi a sala de aprendizado eletrônico do CISC, onde os bravos aventureiros foram premiados com doces, uma lembrança do projeto e nos deram um feedback de tudo que acharam do semestre e do que esperam para o próximo ano.

Ainda não temos resultados que demonstrem o impacto do Semente no aprendizado dos crianças. Por ora, o que sabemos é que, para elas, tudo tem sido muito divertido, seja correndo pelo campus resolvendo desafios, seja aprendendo a usar um novo software. E que, por parte dos voluntários, todo o esforço e dedicação semanais têm valido a pena.


E semestre que vem tem mais! Novidades em breve!

0 comments:

Post a Comment