Monday, June 15, 2015

Última Atividade 2015.1: Fechamento

Finalmente chegamos ao último dia das atividades desse primeiro semestre de 2015 e ao final do primeiro ciclo do Projeto Semente. Após um longo caminho no desenvolvimento de seus produtos, cada grupo de alunos teve a oportunidade de apresentar seu projeto aos outros grupos e também a todos os voluntários e convidados presentes.



Antes disso, porém, cada um dos alunos do projeto recebeu seu certificado de participação, além da camiseta do Semente (camiseta que os alunos gostaram muito e que vestiram para suas apresentações).



Com todos os certificados entregues e camisetas vestidas, foi a vez dos alunos mostrarem a que vieram. Os grupos foram chamados em ordem alfabética e os alunos tiveram de driblar a timidez para suas apresentações, as quais levaram cerca de 5 a 10 minutos cada. Ao final de cada apresentação, seguiam as perguntas feitas pelos ouvintes (demais grupos, voluntários e convidados), perguntas que foram respondidas com muita confiança pelos alunos que estavam apresentando. Um fato interessante foi que, nas apresentações da tarde, estavam presentes alunos iniciantes do Projeto Pequeno Cidadão acompanhados pela professora Camila, e que ficaram também muito interessados pelas apresentações (são esses os alunos que em breve farão parte da nova turma do Semente).



Após as apresentações ocorreram as premiações, em que os grupos que obtiveram maior pontuação na plataforma ClassDojo ganharam o protótipo de seus produtos impressos em uma impressora 3D, além de adesivos contendo o logo que criaram. Na turma da manhã, os grupos vencedores foram OsEngessados4 (composto pelos alunos Lucas, Maria Eduarda e Thiago) e LucyMaiteMorde (formado pelas alunas Beatriz, Geysiane, Maiara e Tainara). Na turma da tarde, o grupo vencedor foi Velozes2015, cujos membros durante o semestre foram Guilherme, Kaike e Miszael. A última parte do encerramento do semestre foi uma integração com comidas e refrigerantes para todos os presentes.



Enfim, chegamos ao final desse semestre e queríamos agradecer muitas pessoas e instituições que fizeram o Projeto Semente acontecer: ao Projeto Pequeno Cidadão, em especial à Elaine e à Glória, por acreditarem no nosso trabalho com os alunos e nos fornecerem todo o suporte e apoio necessários; aos professores que apoiaram nossa ideia, Daniel Varela Magalhães (Departamento de Engenharia Mecânica) e Rogério Andrade Flauzino (Departamento de Engenharia Elétrica); aos nossos patrocinadores e parceiros Tempero Manero, Double, Yázigi, Ca And Ma, Ruli, Pastel&Cia, PRCEU-USP e SEMEAR-USP por todo o investimento; ao CeTI-SC, STI-USP e demais localidades do campus USP-São Carlos por nos fornecerem toda a infraestrutura necessária para as atividades; a todos os voluntários que nos acompanharam durante o semestre, planejando ou nos ajudando nas atividades: Adelmo, Afonso, Ana Laura, Anoopa, Fabiane, Felipe, Gabriela, José Gabriel, Julia, Klebber, Leo, Leonardo, Luana, Matheus, Matheus Lima, Mayara, Nádia, Ozita, Priscila, Rodrigo, Rodrigo Che, Victor e Wesley; e, por fim, a todos aqueles que acompanham nosso trabalho pelas mídias sociais.



O semestre termina aqui, mas voltaremos no próximo com muitas novidades. Até lá!


1 comment: