Na
segunda atividade desse segundo semestre de 2015, os alunos do Projeto Semente deram seus primeiros
passos em direção ao aprendizado de uma ferramenta importante do século 21: a
programação. No entanto, antes de pensar em milhares de linhas de código com
variáveis, laços infinitos, condicionais e tudo mais, essa ferramenta essencial
ao mundo moderno foi apresentada de uma forma completamente acessível e
divertida aos alunos.

Novidade no Semente, porém há muito tempo em desenvolvimento pela Code.org, a Hora do Código é um movimento mundial que tem como finalidade incentivar as pessoas sem nenhum conhecimento prévio em programação a dedicarem uma hora de seu tempo livre para experimentarem a linguagem do mundo digital. A própria plataforma disponibiliza diversos exercícios baseados na programação por blocos e figuras ilustres já fazem parte desse movimento, tais como Mark Zuckerberg (criador do Facebook), Bill Gates (criador da Microsoft) e até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Novidade no Semente, porém há muito tempo em desenvolvimento pela Code.org, a Hora do Código é um movimento mundial que tem como finalidade incentivar as pessoas sem nenhum conhecimento prévio em programação a dedicarem uma hora de seu tempo livre para experimentarem a linguagem do mundo digital. A própria plataforma disponibiliza diversos exercícios baseados na programação por blocos e figuras ilustres já fazem parte desse movimento, tais como Mark Zuckerberg (criador do Facebook), Bill Gates (criador da Microsoft) e até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Conhecido
o que é a Hora do Código, cada um dos alunos do Semente recebeu um código de
acesso à plataforma, que será usada tanto como forma de aprendizado quanto como
forma de avaliação. O desafio é simples: aquele que obtiver o maior número de
pontos ao final do semestre receberá um prêmio (que é ainda segredo!).
A
forma de como os alunos podem obter pontuação também é simples: a cada
exercício resolvido, o aluno ganha um ponto; se o aluno ajudar um amigo, ele
ganha um ponto; e se o aluno receber ajuda de um de seus amigos, ele também
ganha um ponto. Fácil, não é? Lembrando que essa competição de programação
entre os alunos é independente das outras atividades, ou seja, a avaliação
recebida, por exemplo, na atividade da sucata não interfere na pontuação do
aluno na competição de programação.
Por
fim, nessa segunda atividade, todos os alunos do Semente deram um show.
Programando comandos básicos de personagens de Angry Birds ou Plants Vs.
Zombies, tais como avançar ou virar à direita, eles já se mostraram mais do que
familiarizados com o mundo da programação. E já demonstraram que a competição
será muito acirrada, pois no primeiro dia de programação, além de resolverem muitos exercícios, deram uma lição de companheirismo e ajuda mútua...
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