Monday, August 31, 2015

Terceira Atividade 2015.2: Programação 02

Na terceira atividade dos novos alunos do Semente, foi dada continuidade às atividades de programação da plataforma Code.org. E com os novos exercícios propostos, novas dúvidas também surgiram.



Para conseguirem resolver os desafios propostos de programação da semana, os alunos tiveram que aprender um pouco mais sobre ângulos e pixel. Você conseguiria cortar uma pizza em 360 pedaços? Caso a resposta seja sim, você será capaz de entender o que é um grau (ou um pedaço dessa pizza): é a forma como medimos os ângulos. Assim, através do uso de uma quantidade de graus (ou de um ângulo), conseguimos mudar a direção de um personagem na tela do computador, fazendo, por exemplo, com que ele vire para a direita ou esquerda.



Pixel é a forma como visualizamos o mundo digital. A tela de um computador, por exemplo, contém milhares de pixel que permitem que você consiga enxergar tudo o que está fazendo naquele momento: enviando um e-mail, lendo um site, vendo uma imagem ou filme. Esses milhares de pixel formam uma grade na tela, podendo ter 1366 colunas e 768 linhas ou 1920 colunas e 1080 linhas, dependendo da resolução e da forma do seu monitor.



Com uma explicação parecida com a dada acima e também com a ajuda dos voluntários, os alunos começaram rapidamente a resolver os exercícios propostos envolvendo ângulos e pixel, como desenhar um quadrado, desenhar um triângulo ou desenhar um círculo. E também variações dessas formas geométricas, como um óculos (quadrado ou circular) ou uma carta (um quadrado mais um triângulo).


Sendo assim, estão todos mais do que preparados para a próxima rodada de exercícios de programação, em que serão desafiados a desenharem figuras mais complexas, ainda através do uso dos comandos da linguagem digital.

0 comments:

Post a Comment