Monday, September 21, 2015

Quinta Atividade 2015.2: Feira de Ciências

A quinta atividade dos Iniciantes foi voltada para execução de alguns experimentos. O quiosque localizado dentro do CEFER no Pequeno Cidadão se transformou em uma verdadeira feira de ciências, onde os alunos puderam participar e ver de perto algumas experiências muito divertidas e cheias de conhecimento.



No início, os alunos se dividiram em três grupos e cada grupo participaria de um experimento por vez. Assim que todos terminassem cada experimento, os grupos mudariam de lugar até que todos pudessem ver todas as três experiências da feira. A primeira delas envolvia o conceito de titulação. Foram disponibilizadas duas soluções, uma básica e outra ácida, e um reagente indicador de pH: a fenolftaleína. Em meios ácidos (pH baixo), a fenolftaleína é incolor, enquanto que sua cor se torna rosa/roxa em meios básicos (pH alto). E foi essa mudança de cor em meios diferentes que os alunos puderam validar nessa experiência.



No segundo experimento (o leite psicodélico), os alunos despejaram corante alimentar em um leite e perceberam que o corante não se misturava. Depois disso, bastou apenas um pouco de detergente para que o leite se movimentasse de uma maneira completamente caótica, além de permitir a mistura do corante com o leite. Isso ocorre porque o detergente consegue quebrar a tensão superficial da água (essa tensão impede que ela se misture muito facilmente com outros produtos) e, uma vez que que o leite apresenta água em sua composição, fica explicado o por quê dessa mistura acontecer após se colocar detergente.



O terceiro e último experimento (a água que pega fogo) tratava da questão da densidade: foi utilizado um erlenmeyer com uma quantidade bem pequena de fluído de isqueiro (menos denso que a água e muito inflamável) e foi despejado água no recipiente. Por ser “mais leve” do que a água, o fluído de isqueiro subiu para a superfície, permitindo que fosse possível ver a “água” pegando fogo (na verdade, o fluído era quem ficava em chamas).



Lembrando que os experimentos foram inspirados pelo Manual do Mundo e que devem ser feitos sempre com o acompanhamento de um adulto. Também gostaríamos de agradecer aos voluntários, que conseguiram explicar os conceitos que envolviam cada experiência de uma forma simples e divertida para os alunos. Até a próxima!

0 comments:

Post a Comment