Monday, September 28, 2015

Sexta Atividade 2015.2: Programação 03

Na última atividade do Semente, os alunos do projeto voltaram aos exercícios de programação da plataforma Code.org. Já familiarizados com os blocos básicos de movimento e teste, eles encontram agora novos blocos e novas formas para completarem os desafios.



Nos exercícios da atividade, os alunos aprenderam um pouco mais sobre blocos de função, repetição e condicionais. Funções servem para compactar os códigos. Por exemplo, em uma coreografia, a professora pode definir uma sequência de passos da dança como virar para a direita, agachar e pular. Ao invés de repetir essas instruções toda hora que for executá-la, ela pode nomear essa sequência como “Passo A”. Assim, a cada vez que os dançarinos ouvirem essa instrução (“Passo A”), saberão a sequência de passos a serem executados na dança.



Os blocos de repetição e condicionais são muito utilizados mesmo no nosso dia-a-dia. Ao lavar um carro, por exemplo, não sabemos o quanto temos que esfregá-lo até tirar toda a sujeira e para isso utilizamos o bloco de repetição: lave o carro até ficar limpo. Ou então, ao sair de casa, devemos checar se está chovendo e, se estiver, levamos um guarda-chuva.



Além disso, lembram que nas atividades de programação os alunos ganham pontos quando ajudam ou são ajudados por amigos? E isso já está fazendo uma grande mudança nas atividades. É muito mais comum ver os alunos se ajudando entre si e resolvendo exercícios juntos, o que deixa as atividades mais interessantes e o ambiente muito mais agradável.



Mas continuamos com os desafios de programação daqui a duas semanas. Enquanto isso você pode tentar encontrar no seu dia-a-dia algumas ações as quais você faz utilizando o pensamento de repetição e condicionais. Ou você nunca se perguntou se iria sair de casa levando guarda-chuva em um dia nublado?

0 comments:

Post a Comment