Monday, November 9, 2015

Atividade Extra 2015.2: Semente e IEEE

Na quinta-feira, dia 05/11, os alunos do Semente tiveram a oportunidade de conhecer o ramo estudantil IEEE – São Carlos e sua mais nova proposta: engenharia nas escolas. Na atividade, foram realizados quatro experimentos com o objetivo de apresentar aos alunos aplicações da engenharia no dia-a-dia.



O primeiro foi um experimento de trenzinho magnético, constituído por uma pilha com ímãs, que se locomovia sozinho dentro de uma mola espiralada. Com isso, foi mostrado o princípio básico da propulsão eletromagnética, já utilizada em meios de transporte, em que a troca de energia entre a pilha e a mola gera uma força que "empurra" o trenzinho em um determinado sentido. Você já ouviu falar dos trens que flutuam, por exemplo?



Depois os alunos foram para uma sala sem muita claridade, onde puderam ver melhor o funcionamento de LEDs. Havia um total de cinco LEDs formando uma cara de robô, e esses LEDs piscavam um por vez em uma determinada velocidade. Aumentando a velocidade gradativamente, os alunos perceberam que cada vez mais era difícil ver os LEDs piscando isoladamente, até um ponto em que todos pareciam estar sempre acesos ao mesmo tempo. Isso porque o olho humano consegue ver essa velocidade em que os LEDs piscam (chamada frequência) até um certo valor. Depois disso, é como se todos estivessem ligados a todo momento. Esse é o mesmo princípio utilizado em TVs: a imagem formada é feita ponto a ponto, mas em uma velocidade tão alta que o nosso olho só enxerga a imagem como se fosse estática. Ainda nesse experimento, foi mostrado os LEDs que detectam movimento e que são utilizados, por exemplo, em secadores de mão em banheiros de centros de comércio ou em banheiros que acendem suas luzes automaticamente.



No terceiro experimento, uma roda de bicicleta foi pendurada e suspensa através de uma corda amarrada no teto, de forma que pudesse girar livremente no ar, sem contato com o chão. Ao soltar a roda sem ela estar girando, como esperado, ela voltava à posição horizontal. No entanto, ao soltá-la enquanto estivesse girando, ela matinha sua orientação, sendo muito difícil mudar essa posição. Esse experimentos mostrou aos alunos fenômeno conhecido como precessão e que explica por qual motivo conseguimos usar uma bicicleta ou motocicleta quando tiverem velocidade, mas que perdemos o equilíbrio quando parado.



O quarto e último experimento apresentou o conceito de momento de inércia aos alunos. Basicamente, momento de inércia é a capacidade da disposição espacial de um corpo influenciar o movimento ou vice-versa. Os alunos foram colocados, um por vez, em uma cadeira giratória e eles perceberam que quando abriam ou fechavam o braço enquanto a cadeira estivesse girando, a velocidade de rotação mudava (esse é um princípio muito utilizado por bailarinos).



Assim, gostaríamos muito de agradecer ao ramo estudantil IEEE – São Carlos por levarem um pouco mais de conhecimento do dia-a-dia aos nossos alunos e também que são sempre bem-vindos no Semente!

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