Na quinta-feira, dia 05/11, os alunos do Semente tiveram a
oportunidade de conhecer o ramo estudantil IEEE – São Carlos e sua mais nova
proposta: engenharia nas escolas. Na atividade, foram realizados quatro
experimentos com o objetivo de apresentar aos alunos aplicações da engenharia
no dia-a-dia.
O primeiro foi um experimento de trenzinho magnético,
constituído por uma pilha com ímãs, que se locomovia sozinho dentro de uma mola
espiralada. Com isso, foi mostrado o princípio básico da propulsão
eletromagnética, já utilizada em meios de transporte, em que a troca de energia
entre a pilha e a mola gera uma força que "empurra" o trenzinho em um
determinado sentido. Você já ouviu falar dos trens que flutuam, por exemplo?
Depois os alunos foram para uma sala sem muita claridade,
onde puderam ver melhor o funcionamento de LEDs. Havia um total de cinco LEDs
formando uma cara de robô, e esses LEDs piscavam um por vez em uma determinada
velocidade. Aumentando a velocidade gradativamente, os alunos perceberam que
cada vez mais era difícil ver os LEDs piscando isoladamente, até um ponto em
que todos pareciam estar sempre acesos ao mesmo tempo. Isso porque o olho
humano consegue ver essa velocidade em que os LEDs piscam (chamada frequência)
até um certo valor. Depois disso, é como se todos estivessem ligados a todo
momento. Esse é o mesmo princípio utilizado em TVs: a imagem formada é feita
ponto a ponto, mas em uma velocidade tão alta que o nosso olho só enxerga a imagem
como se fosse estática. Ainda nesse experimento, foi mostrado os
LEDs que detectam movimento e que são utilizados, por exemplo, em secadores de
mão em banheiros de centros de comércio ou em banheiros que acendem suas luzes
automaticamente.
No terceiro experimento, uma roda de bicicleta foi pendurada
e suspensa através de uma corda amarrada no teto, de forma que pudesse girar
livremente no ar, sem contato com o chão. Ao soltar a roda sem ela estar
girando, como esperado, ela voltava à posição horizontal. No entanto, ao
soltá-la enquanto estivesse girando, ela matinha sua orientação, sendo muito
difícil mudar essa posição. Esse experimentos mostrou aos alunos fenômeno
conhecido como precessão e que explica por qual motivo conseguimos usar uma
bicicleta ou motocicleta quando tiverem velocidade, mas que perdemos o
equilíbrio quando parado.
O quarto e último experimento apresentou o conceito de
momento de inércia aos alunos. Basicamente, momento de inércia é a capacidade
da disposição espacial de um corpo influenciar o movimento ou vice-versa. Os
alunos foram colocados, um por vez, em uma cadeira giratória e eles perceberam
que quando abriam ou fechavam o braço enquanto a cadeira estivesse girando, a
velocidade de rotação mudava (esse é um princípio muito utilizado por
bailarinos).
Assim, gostaríamos
muito de agradecer ao ramo estudantil IEEE – São Carlos por levarem um pouco
mais de conhecimento do dia-a-dia aos nossos alunos e também que são sempre
bem-vindos no Semente!
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