Monday, November 2, 2015

Décima Atividade 2015.2: Caça ao Tesouro no Campus e Encerramento

Enfim, chegamos ao final de mais um semestre de atividades regulares do Projeto Semente. E para encerrar com chave de ouro, os alunos participaram de um caça ao tesouro por todo o Campus I da USP - São Carlos, cuja última pista levaria a um lugar com bolo e refrigerante para comemorar todo o excelente trabalho que os alunos realizaram ao longo desses seis meses.



Tudo começou no STi, onde os alunos se separaram em 3 ou 4 grupos, cada um tendo um voluntário em sua companhia, receberam a primeira pista (de um total de quatro) e deram início a um caça ao tesouro. As pistas levavam a cinco lugares diferentes do campus: Projeto Pequeno Cidadão, Praça Central do CAASO, USP Recicla, Biblioteca do ICMC e, por último, STi.



A cada lugar alcançado e encontrado, os grupos deveriam responder aos voluntários que estavam guardando no local perguntas relacionadas às atividades que desenvolveram ao longo do semestre, tais como “qual plataforma vocês utilizaram para desenvolverem as atividades de programação” ou “qual o site de busca usado no caça ao tesouro da praça”. Com isso, além de terem a oportunidade de conhecer melhor esses espaços (elas ficaram espantadas com o número de livros e computadores disponíveis na biblioteca do ICMC!), os grupos tinham acesso a novas pistas.



Após os grupos voltarem para o STi, todos puderam relembrar os momentos e atividades do Semente durante o semestre: programação, Movie Maker, caça ao tesouro, feira de ciências – tudo isso foi mostrado através de um vídeo. Por fim, os alunos (e voluntários também!) se deliciaram em uma confraternização com bolo de chocolate e refrigerante. E sobre a competição iniciada no começo do semestre, não houve um prêmio específico para um ou outro aluno: seria uma grande injustiça, uma vez que todos eles demonstraram um engajamento enorme pelo conhecimento e pela ajuda ao próximo!



Por fim, não poderíamos deixar de agradecer a todos aqueles que nos auxiliaram e fizeram acontecer mais um semestre de Semente: em primeiro lugar, ao Projeto Pequeno Cidadão, mais especificamente à Elaine e à Glória, por acreditarem no nosso trabalho com os alunos; aos professores orientadores do projeto, Daniel Varela Magalhães (Departamento de Engenharia Mecânica) e Rogério Andrade Flauzino (Departamento de Engenharia Elétrica), por apoiarem a nossa ideia; aos nossos patrocinadores e parceiros PRCEU-USP, SEMEAR, Ca And Ma, Ruli, Tempero Manero, Pastel&Cia e Yázigi; ao STi-USP (especialmente à Rose e à Leia por acolherem tão bem o Semente), CeTI-USP (especialmente à Lúcia pela receptividade de sempre) e demais localidades do campus I da USP-São Carlos onde ocorreram as atividades; a todos os voluntários que, longe ou perto, participaram ativamente do projeto, Adelmo Eloy, Afonso Ferragut, Amaral Medeiros, Breno Comin, Bruno Tasso, Eduardo Siqueira, Jordano Medeiros, José Freitas, Júlia Assirati, Julia Landgraf, Klebber Ottoboni, Leonardo Avila, Leonardo Consoni, Leonardo Ruli, Luana Souza, Luiz Neto, Marcelo Abrão, Marcelo Brasileiro, Mario Amoroso, Mateus Milani, Mauri Brandão, Mayara Bonani, Mônica Tani, Nádia Martarelli, Ozita Salustiano, Pedro Queiroz, Rodrigo Bonin, Rodrigo Pavanello, Stefânia Rodrigues, Verivaldo Lobo, Vinícius Gaspar e Wesley Marciano; e também a todos aqueles que nos acompanham pelas mídias sociais.



As atividades regulares da turma de iniciantes do projeto Semente terminam aqui, mas na semana que vem há uma aula especial que vocês só saberão esperando. E no semestre que vem o Semente dá continuidade às turmas já em andamento e também inicia uma nova turma de alunos. Não deixe de fazer parte do Semente! A ajuda de todos é fundamental para nós! Até lá...

0 comments:

Post a Comment